Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

terça-feira, 31 de julho de 2012

Quatro bons motivos para reduzir o consumo de sal


Diminui a retenção de líquidos
Se você pratica exercícios, tem uma dieta balanceada, mas não entra naquele jeans que estava ótimo há algumas semanas, a culpa pode ser das comidas excessivamente salgadas e dos produtos industrializados.  O sódio presente no sal favorece a retenção de líquidos, que promove inchaço e aquela sensação de que você ganhou alguns quilinhos indesejáveis. “Além de reduzir o consumo de sal, procure ingerir alimentos ricos em magnésio para favorecer a drenagem, como espinafre, salsa, couve-manteiga, pão integral, nozes e amêndoas. Já o potássio, capaz de equilibrar o sódio presente no organismo, pode ser encontrado no feijão preto, na banana, abóbora, ameixa, laranja e mamão”, explica a nutricionista Sabrina Longhi, Clínica de Especialidades Integrada.  De acordo com Gabriela Maia, os chás de hibiscus, cabelo de milho, cavalinha e quebra-pedra são diuréticos naturais e também ajudam nesse processo.



Equilibra a pressão arterial
Reduzir o consumo de sal é uma forma de proteger o coração e garantir qualidade de vida. Quem não é hipertenso precisa ficar atento, já que o excesso de sódio eleva a pressão sanguínea e pode provocar a doença mesmo em pessoas jovens e aparentemente saudáveis. Segundo Gabriela Maia, “a elevação da pressão causa danos sérios ao sistema cardiovascular. O problema pode levar a um infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Em portadores de insuficiência cardíaca ainda pode haver edemas nas pernas e nos pulmões”.


Reduz o risco de problemas renais
Para quem não tem o hábito de beber água, o excesso de sal pode causar ainda mais danos à saúde. “O consumo desmedido de sal e a baixa ingestão de água favorece a produção de oxalato de cálcio no organismo, ocasionando a formação de pedras nos rins.Para evitar o problema, procure beber dois litros de água, mesmo nos dias frios. Evite lembrar de ingerir líquidos quando sentir sede, já que esse um sinal de que você está começando a desidratar”, diz a nutricionista Sabrina Longhi. 



Melhora o paladar
Você passou anos ingerindo comidas excessivamente salgadas e agora já não consegue sentir o verdadeiro gosto dos alimentos.Para reduzir o consumo de sal você pode acrescentar ervas e temperos aos pratos, que agregam sabor de forma natural. “A carne vermelha combina com páprica, salsinha, cebolinha, alho, pimentas, sálvia, noz-moscada, entre outros temperos. No feijão, experimente acrescentar alecrim, manjericão e folhas de louro. Já os peixes ficarão saborosos com açafrão, cominho, estragão, mostarda seca, gergelim e curry”, recomenda a nutricionista Gabriela Maia. 








0 comentários: