Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comer brócolis pode evitar o crescimento do câncer de mama


Por Renata Demôro

A nova arma para evitar o crescimento do câncer de mama, tipo da doença que mais mata mulheres no mundo, pode estar na alimentação. Estudo realizado pelo Institute of Food Research (IFR), no Reino Unido, sugere que comer três ou quatro porções de brócolis por semana pode evitar o crescimento do tumor em pacientes recém-diagnosticadas.

De acordo com os pesquisadores, a molécula responsável pelo efeito protetor se chama sulforafano. Ela é produzida pelo organismo após comer o composto glucoraphanin, encontrado no brócolis. Estudos preliminares haviam demonstrado que o sulforafano é capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário. 

Sulforafano diminui resistência ao tratamentoA substância produzida após comer brócolis ainda ajuda a manter os antioxidantes em níveis considerados satisfatórios para combater os efeitos dos radicais livres presentes no meio ambiente, alimentação e outras substâncias cancerígenas no organismo. A pesquisa também sugere que o sulforafano pode impedir o desenvolvimento de células-tronco cancerosas,  resistentes a quimioterapia e radioterapia.

Para os cientistas, o sulforafano se liga aos genes que aumentam os níveis de antioxidantes, bloqueando a ação da enzima histona desacetilase (HDAC), responsável por promover o crescimento do câncer.  

Extrato de brócolis está em testeOutros dois importantes estudos nesta linha estão em andamento. Na Universidade Johns Hopkins e no Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center, mulheres com câncer de mama tomam sulforafano, diariamente, durante duas semanas. O objetivo é verificar se a substância possui o mesmo efeito sobre o organismo quando comparada ao consumo de brócolis. No Knight Cancer Institute, nos Estados Unidos, testam o efeito do extrato de brócolis sobre o crescimento de células tumorais. Voluntários fazem uso do medicamento três vezes ao dia, durante dois meses. 

Em outras pesquisas, os vegetais crucíferos, que além do brócolis incluem repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, agrião e repolho, foram associados ao menor risco de desenvolver artrite e diferentes tipos de câncer. 

0 comentários: