Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sanduíches: eles podem ser saudáveis e as crianças adoram


Quer fazer uma criança feliz na hora do lanche? A palavra certa é sanduíche! Elas adoram. Mas existem sanduíches mais saudáveis do que outros – e saber selecionar os ingredientes do lanche do seu filho pode contribuir para uma alimentação equilibrada. A escolha certa começa pelo tipo de pão e termina pelos ingredientes. Confira as dicas abaixo.
  • 1
    Comece pela escolha do pão
    A escolha do pão deve levar em conta o paladar da criança e da família. E quanto menos processado, mais saudável é. “Um teste simples é observar os ingredientes. Se tiver muitos conservantes e emulsificantes, por exemplo, não é recomendado”, diz a pedagoga Fabiana Figueiredo, sócia do Ateliê das Ideias.

    Receita de wrap com pastas de ricota com cenoura e de peito de peru 

    “Pães com farinha integral, sementes como abóbora, linhaça, ou castanhas costumam ser bastante saborosos e saudáveis. Não recomendamos que crianças saudáveis comam pães light ou diet. Mas elas podem comer aqueles que são sem adição de açúcares e gordura”, explica.
  • 2
    Selecione os ingredientes
    Para Fabiana, a seleção dos ingredientes deve levar em conta a variedade. “Para ser considerada uma refeição, o sanduíche deve ter sempre uma ou duas proteínas (queijo, requeijão, presunto, ricota, peito de peru, atum, mortadela), e pelo menos dois legumes, verduras ou frutas (alface, tomate, cenoura, abacaxi, agrião rúcula, berinjela, abobrinha)”, explica.

    Confira algumas sugestões de pães
  • 3
    Apresentação também conta
    Quer fazer um sanduíche bem atrativo para o seu filho? “Corte o pão no formato de um coração, ou de um círculo (existem vários cortadores de diversos formatos para isso!)”, ensina. Ela dá outra dica: “Faça rolinhos com os sanduíches feitos de pão árabe. Ou carinhas como recheio. Deixe um buraco no pão de cima para que o recheio apareça.”

    Convide o seu filho para fazer o sanduíche com você. Coloque diversos ingredientes bem coloridos na mesa e peça para que ele escolha um de cada cor. As crianças adoram a possibilidade de escolher o que vão comer!
  • 4
    Sugestões de sanduíches
    Wrap com pastas de peito de peru e de ricota com cenoura
    Pão integral com queijo minas, tomate e cenoura ralada;
    Pão sírio com homus e fatias de pepino;
    Pão sueco com uma pastinha de atum feita sem maionese (azeite, atum, cebolinha e mostarda) e tomate picadinho;
    Pão australiano com queijo prato e presunto (ou peito de peru) e alface;
    Pão de centeio com pasta de ricota com ervas e alface;
    Pão de aveia com queijo e banana;
    Pão de castanha do Pará com peito de peru e abacaxi grelhado.

0 comentários: