Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mitos e verdades da alimentação

Notícias tiradas do site gnt.

Feijão é a melhor fonte de ferro
 
Mito. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, "o ferro de origem animal tem mais capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo quando comparado ao mineral encontrado em leguminosas e vegetais. Carne vermelha, frango, peixe, frutos do mar e ovos são as melhores fontes de ferro. Entre os alimentos de origem vegetal, é possível encontrá-lo em grãos, como lentilha e grão de bico, açaí, amêndoas e folhas verde escuras, como espinafre e couve". 

Beber refrigerante diminui o enjoo
Mito. Segundo Liliane, a bebida pode até piorar o problema: “A liberação dos gases pela boca provocada pelo refrigerante não é agradável para quem já está enjoado. A acidez da bebida também desequilibra todo o organismo.     
 
Misturar manga com leite faz mal
 
Parcialmente mito. Não existem evidências de que esta combinação cause prejuízo à saúde, mas Liliane explica que esta tolerância é individual. “Pessoas sensíveis à lactose tendem a ficar com o intestino solto quando bebem leite. Por outro lado, a manga apresenta efeito laxativo, graças ao alto teor de fibras. A combinação dos dois alimentos pode provocar diarreia em alguns casos.
Comer mais vezes ao dia ajuda a emagrecer
 
Verdade. De acordo com a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada, “comer mais vezes ao dia significa diminuir o tamanho das porções ingeridas, o que provoca maior saciedade e estimula o metabolismo. Também é preciso mastigar bem os alimentos, sem pressa para engolir. Quando uma pessoa come muito rápido, engole uma quantidade de ar junto com o alimento que pode provocar o surgimento da barriguinha”.  
 
Quem dorme pouco sente mais fome
 
Verdade. Carolina explica que “um corpo sem um momento de descanso acaba solicitando mais alimentos para se manter bem e acordado. Sem dormir, apetite e ansiedade aumentam, criando a necessidade de comidas mais gordurosas”.
Comer gelatina acaba com a celulite
 
Mito. Para Liliane, o colágeno presente na gelatina não é capaz de alterar o aspecto da celulite: “Este colágeno é absorvido como qualquer outra fonte de proteína. Se uma pessoa acostumada a consumir sobremesas calóricas, como bolos e tortas, passar a comer gelatina após as refeições poderá perceber melhora no aspecto da pele. Mas isto se deve ao fato de diminuir a ingestão de doces e não ao consumo específico de gelatina”.  
 
Comer ovo todos os dias faz mal
 
Mito. Segundo Liliane, uma pessoa saudável pode ingerir ovos diariamente, sem danos à saúde. “O ovo pode ser o substituto da carne em uma das refeições do dia, mas é preciso consumir vegetais, grãos e fibras. A prática de atividades físicas é a melhor forma de manter o colesterol sob controle e deve fazer parte da rotina”, diz a nutróloga.    
 
 
Refrigerante diet não provoca celulite
 
Mito. Segundo a nutróloga Liliane, “a alimentação é apenas um dos fatores causadores da celulite. Há questões hormonais, circulatórias e até psicológicas, já que o estresse também contribui para o surgimento do problema. Além do açúcar presente no refrigerante tradicional, corantes, conservantes e outros aditivos da versão diet podem levar ao surgimento de celulite. Associar estas substâncias ao sedentarismo, fumo e sobrepeso ainda eleva a sua incidência”.

Comer fibras resolve o problema da prisão de ventre
 
Parcialmente verdade. “As fibras ajudam na digestão e favorecem o funcionamento do intestino. O consumo de frutas, hortaliças, granola, aveia, linhaça, entre outros alimentos ricos em fibra, deve ser acompanhado pela ingestão de água. Quanto mais fibras você ingerir, mais água deve beber. Do contrário, elas podem causar inchaço, provocado pela produção de gases e aumento do bolo fecal”, explica Carolina Mantelli.
 
Comer banana previne cãibras
 
Parcialmente verdade. “A banana é rica em potássio. A carência desta substância está relacionada ao surgimento de cãibras, mas não é só. Para fazer efeito é preciso existir uma relação hídrica e associação a outros eletrólitos”. Diz a nutróloga Liliane. Para equilibrar os eletrólitos é possível consumir alimentos que reponham o sódio perdido no suor, como a laranja.  



 Por Renata Demôro

0 comentários: